Powered By Blogger

sábado, 18 de agosto de 2007

COMO SURGIU A TEORIA DO BIG BANG?

BIG = Grande BANG =Explosão/estrondo. Ou seja, Big Bang quer dizer Grande Estrondo.
Em 1927 o padre e cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), independentemente dos trabalhos de Alex
ander Friedmann, Georges afirmou que o universo esta em expansão, baseando-se nos trabalhos de Vesto Slipher , o que foi confirmado mais tarde por Edwin Hubble. Ele foi à primeira pessoa a formular a idéia da velocidade e afastamento das galáxias.A hipótese de Lemaître estipula que todo o universo (não somente a matéria, mas também o próprio espaço) estava comprimido num único átomo chamado de “átomo primordial”. O estudioso afirmava que a matéria comprimida naquele átomo se fragmentou numa quantidade não comum de pedaços e acabou se fragmentando em outros menores ainda assim sucessivamente até chegar aos átomos atuais numa gigantesca fissão nuclear.Essa teoria foi chamada de BIG BANG por Fred Hoyle, um grande defensor da teoria do universo estacionário.O modelo inicial De Georges Lemaître foi sendo modificado com o tempo, sendo considerados os efeitos das leis da relatividade e da mecânica quântica.Nos últimos oitenta anos a cosmologia voltou se para as galáxias e espaço exterior. Um dos responsáveis por essa mudança foi Edwin Hubble. Em 1924, foram publicadas algumas fotografias provando que as manchas de luz distantes.
George Anthony Gamov foi um físico russo-e
stadunidense. George Gamow concebeu um importante trabalho sobre Cosmonogia com Ralph Alpher que foi publicado como a Teoria Alpher-Bethe-Gamow em 1948. O trabalho delineava como os níveis atuais de hidrogênio e hélio no universo (dos quais se pensava, e ainda se pensa, que correspondem a 99% de toda a matéria do universo) poderiam ser perfeitamente explicados por reações que ocorreram durante o "Big Bang”. Essa teoria trouxe apoio à teoria do Big Bang, embora não explicasse a presença de elementos mais pesados do que o hélio (isso foi feito mais tarde por Fred Hoyle). Gamow era um forte defensor da teoria do Big Bang, e postulou em 1946 a existência e fez uma estimativa da intensidade da radiação cósmica de fundo residual. No entanto, os astrônomos e cientistas não fizeram o mínimo esforço para detectar essa radiação na época, devido à falta de interesse e à falta de maturidade da observação de microondas. Como conseqüência, essa importante observação de apoio do Big Bang não foi feita até sua descoberta, em 1965, por Arno Penzias e Robert Wooddrown Wilson, do Bell Telephone Laboratories...







Clique no Link abaixo e asssista a um video muito interessante que com certeza vai esclarecer algumas dúvidas sobre a Teoria do Big Bang, sua origem e seus criadores:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM545706-7823-POEIRA+DAS+ESTRELAS+O+VERDADEIRO+DESCOBRIDOR+DO+UNIVERSO,00.html



Fotos: 1ª imagem: Edwin Hubble 2ª imagem: Georges Lemître 3ªRalph Alpher4ª imagem: George Gamow 5ª imagem: Robert Wooddrown 6ª imagem:Arno Penzias . Eles são os principais criadores da teoria do Big Bang.

3 comentários:

Unknown disse...

OI, TUDO BEM? ADOREI O BLOG. ESTÁ MUITO BEM FEITO, CHEIO DE FIGURAS, ILUSTRAÇÕES E COM UM TEXTO BEM LEGAL, FÁCIL DE SER LIDO. ESPERO QUE CONTINUE ASSIM. PARABÉNS A QUEM O FEZ E A QUEM COLOCOU TEXTOS NELE.
UM ABRAÇO.

Juçara disse...

obg! tv precisando para uma pesquisa!!
obg msm

Isabella disse...

Eu precisava de uma coisa melhor, mas assim ta boom, poderia ter imagens tbm,,,

Algumas Postagens